Tel: 252 853 666 /

252 859 900

  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon

Rua José Bento nº. 7 R/C
4780 - 485  Santo Tirso
(A 50 metros do Hospital de Santo Tirso) 

clinica.paulo.sousa@gmail.com

© 2017 by Clinica Paulo Sousa

 

Unidade de Endoscopia Digestiva

 

 

A Clinica Dr. Paulo Sousa celebrou um acordo com Serviço Nacional de Saúde para realização de Endoscopias Digestivas de doentes referenciados dos Centros de Saúde através de P1.

 

A realização destes exames pode ser igualmente realizada ao abrigo de outras convenções ou Seguros de Saúde assim como sob regime privado.

A Endoscopia Digestiva trata-se duma área da Especialidade da Gastroenterologia que tem como objectivo observar e tratar o aparelho digestivo através da realização de uma endoscopia.

Por esse motivo foi criada uma Unidade de Endoscopia Digestiva que conta na sua equipa com um médico especialista de Gastroenterologia, médico especialista de Anestesiologia, enfermeiro especializado na realização de Endoscopias Digestivas e auxiliar de acção médica.

 

A endoscopia consiste na introdução de um pequeno tubo pela boca (Endoscopia Digestiva Alta - EDA) ou pela Anus (Endoscopia Digestiva Baixa ou Colonoscopia) com uma fonte de luz e uma câmara. Desta forma pode-se visualizar, diagnosticar e tratar uma série de doenças do esófafo e estômago (EDA) e colon (colonoscopia). Trata-se de um exame minimamente invasivo uma vez que não obriga a abordagens cirúrgicas e pode ser realizado com menor morbilidade para o doente.

Na Clinica Paulo Sousa este exame é realizado na presença de um médico especialista de Anestesiologia, que após uma cuidada avaliação do doente, efectua uma Anestesia com vista a evitar qualquer desconforto deste procedimento.

O papel actual no tratamento de uma série de patologias (ver lista anexa) assim como prevenção e rastreio de doenças do tracto digestivo, faz da Endoscopia Digestiva uma das áreas mais presentes no percurso da população geral.

Úlcera péptica

Doença do Refluxo Gastro-Esofágico

Hemorragia Digestiva

Litíase Biliar

Hérnia do Hiato

Cancro do Esófago e Estômago  

Pólipos cólicos

Diverticulose cólica

Doença de Crohn

Colite Ulcerosa

Cancro do Cólon e Reto

Especialista Responsável 
 
Dr. Vitor Viriato

Como devo proceder para realizar uma Endoscopia Digestiva  na CPS?

   

- Entregar um papel de P1 com a requisição da Endoscopia no balcão da Clínica ou solicitar previamente por telefone.

 

-A partir deste momento será agendado e comunicada uma data para realização do exame.

 

- Será entregue um folheto informativo com os procedimentos prévios e toda a informação ao doente para a realização do exame.

 

- O doente pagará na Clinica a taxa moderadora correspondente ao Serviço Nacional de Saúde (apenas para quem não for isento).